Aoba é um mercado online de frutas, verduras e legumes, que auxilia os agricultores nas vendas em atacado, os conectando a restaurantes, feiras, mercados, etc. Essa solução foi desenvolvida no Macro Challenge da Apple Developer Academy (2020) e partiu do desafio de criar uma alternativa otimizada para vendas agrícolas, tendo por objetivo aumentar o lucro dos produtores, garantindo segurança na negociação e pagamento. Além disso, oferece produtos de qualidade aos compradores, com a praticidade de receber diretamente em seus estabelecimentos.
O time de design é composto por mim, Conrado Sant'ana e Letícia Pulner. O time de desenvolvimento por Carlos Modinez, José Bestel e Matheus Cavasin.
Etapas de execução do design
Entrevistas com público-alvo
Através das entrevistas com o público-alvo (agricultores e restaurantes) foi possível mapear as principais dores desses perfis, que serviram de base para o desenvolvimento da solução. São elas:
Benchmarking
Após as entrevistas iniciais, realizamos uma pesquisa e análise dos potenciais concorrentes. Observamos que há poucos aplicativos voltados para venda exclusiva de frutas e verduras e nenhum deles oferece todas as funcionalidades propostas no aoba: segurança, qualidade e contato direto com o agricultor.
Fluxo de navegação do aplicativo
O fluxo do usuário foi realizado para mapear todos os possíveis caminhos percorridos pelos usuários dentro do app.
Wireframes do aplicativo
O processo de prototipagem foi iniciado pela elaboração dos wireframes, a partir do fluxo de usuário. Nesse momento as equipes de desenvolvimento e design separaram suas funções.
Protótipo em alta fidelidade
O desenvolvimento do protótipo em alta fidelidade foi uma das etapas com mais idas e vindas do design. Por se tratar de um app com caminhos e públicos muito distintos precisamos validar e modificar muitas vezes o fluxo do usuário inicialmente proposto, a fim de garantir a interação mais intuitiva possível para ambos os perfis, mantendo uma identidade visual sólida.
Para conferir o protótipo na íntegra clique aqui.
Criação da Landing Page
Após a conclusão do protótipo, decidimos desenvolver uma Landing Page para apresentar o app Aoba e iniciar o pré-cadastro de futuros usuários do aplicativo.
Clique aqui para visitar o site.
Testes de usabilidade
Os testes de usabilidade foram realizados presencialmente com dois agricultores e dois donos de restaurantes, com idades entre 25 e 56 anos. As tarefas propostas envolviam o cadastro dos produtos e acompanhamento do pedido, no caso dos agricultores; e a busca, compra e acompanhamento do pedido no caso dos restaurantes.
Algumas melhorias observadas foram:
Validação do MVP
Atualmente o projeto está na fase de validação do MVP em parceria com a Central Copasol, uma cooperativa de agricultores familiares de produtos orgânicos.