Paula Clemente | UX UI Designer                                                                           

Aoba: O Negócio da Terra

Design de aplicativo mobile

Aoba é um mercado online de frutas, verduras e legumes, que auxilia os agricultores nas vendas em atacado, os conectando a restaurantes, feiras, mercados, etc. Essa solução foi desenvolvida no Macro Challenge da Apple Developer Academy (2020) e partiu do desafio de criar uma alternativa otimizada para vendas agrícolas, tendo por objetivo aumentar o lucro dos produtores, garantindo segurança na negociação e pagamento. Além disso, oferece produtos de qualidade aos compradores, com a praticidade de receber diretamente em seus estabelecimentos.
O time de design é composto por mim, Conrado Sant'ana e Letícia Pulner. O time de desenvolvimento por Carlos Modinez, José Bestel e Matheus Cavasin.

Etapas de execução do design

  1. Entrevistas com público-alvo
  2. Benchmarking
  3. Fluxo de navegação do aplicativo
  4. Wireframes do aplicativo
  5. Protótipo em alta fidelidade
  6. Criação da Landing Page
  7. Testes de usabilidade
  8. Validação do MVP

Entrevistas com público-alvo

Através das entrevistas com o público-alvo (agricultores e restaurantes) foi possível mapear as principais dores desses perfis, que serviram de base para o desenvolvimento da solução. São elas:

  • Para os agricultores, a falta de segurança nas transações, a falta de praticidade na hora da venda e o desperdício de alimentos.
  • Para os restaurantes, falta de fornecedores confiáveis, falta de variedade de produtos e dificuldades no agendamento e entrega de pedidos.

Benchmarking

Após as entrevistas iniciais, realizamos uma pesquisa e análise dos potenciais concorrentes. Observamos que há poucos aplicativos voltados para venda exclusiva de frutas e verduras e nenhum deles oferece todas as funcionalidades propostas no aoba: segurança, qualidade e contato direto com o agricultor.

Fluxo de navegação do aplicativo

O fluxo do usuário foi realizado para mapear todos os possíveis caminhos percorridos pelos usuários dentro do app.

Wireframes do aplicativo

O processo de prototipagem foi iniciado pela elaboração dos wireframes, a partir do fluxo de usuário. Nesse momento as equipes de desenvolvimento e design separaram suas funções.

Protótipo em alta fidelidade

O desenvolvimento do protótipo em alta fidelidade foi uma das etapas com mais idas e vindas do design. Por se tratar de um app com caminhos e públicos muito distintos precisamos validar e modificar muitas vezes o fluxo do usuário inicialmente proposto, a fim de garantir a interação mais intuitiva possível para ambos os perfis, mantendo uma identidade visual sólida.
Para conferir o protótipo na íntegra clique aqui.

Criação da Landing Page

Após a conclusão do protótipo, decidimos desenvolver uma Landing Page para apresentar o app Aoba e iniciar o pré-cadastro de futuros usuários do aplicativo.
Clique aqui para visitar o site.

Testes de usabilidade

Os testes de usabilidade foram realizados presencialmente com dois agricultores e dois donos de restaurantes, com idades entre 25 e 56 anos. As tarefas propostas envolviam o cadastro dos produtos e acompanhamento do pedido, no caso dos agricultores; e a busca, compra e acompanhamento do pedido no caso dos restaurantes. Algumas melhorias observadas foram:

  • Incluir um bate-papo para o agricultor e o comprador conversarem diretamente no app, principalmente para detalhes da entrega (na versão de testesé utilizado o WhatsApp ou telefone para contato como meio de comunicação);
  • Incluir no cadastro do agricultor o DAP, que é o documento de identificação do agricultor familiar, utilizado para emissão da nota fiscal;
  • Incluir no perfil do cliente o tempo estimado de chegada do pedido;

Validação do MVP

Atualmente o projeto está na fase de validação do MVP em parceria com a Central Copasol, uma cooperativa de agricultores familiares de produtos orgânicos.