
Matatempo - disponível na App Store - foi idealizado e desenvolvido por mim, com intuito de difundir os movimentos vanguardistas que deram origem a poesia contemporânea brasileira. No formato de quiz, o leitor/jogador é impelido a descobrir qual palavra completa o poema. Entre palavra e imagem, num misto de sorte e dedução, é um jogo para atiçar e sensibilizar a criatividade de quem brinca de matar tempo.
A ideia para o aplicativo surgiu durante o Crash Course da Apple Developer Academy PR (2019), onde fomos desafiados a criar um app por semana, com tema proposto pelos mentores. O tema dessa semana em questão era "Quiz". O conceito de trabalhar com poesia veio através de um insight na rua, onde li um poema do Leminski: Sol-te.
Que tal fazer um app sobre poesia?
Escolhi trabalhar com os movimentos vanguardistas em homenagem ao Leminski e pelo caráter conceitual da poesia em si. Esse é um período onde os poetas começaram a brincar não só com as palavras no seu significado, mas também incorporar suas outras características: o som das sílabas, a estrutura da palavra, a tipografia utilizada, etc. O aplicativo apresenta os movimentos da poesia concreta, poesia-social, poesia-praxis, poema-processo e poesia-marginal.
Design de Interface
Na interface me inspirei na estética da poesia concreta. Busquei utilizar o máximo possível de texto no lugar da imagem e trabalhar com as palavras de forma visual, brincando com alinhamentos, quebras, junções, etc.
Ficou curioso pra ver o aplicativo completo? Faça o download na App Store