Paula Clemente | UX UI Designer                                                                           

APP ONG LGBT+

Design de aplicativo mobile

A ONG LGBT+ é instituição sem fins lucrativos que atua produzindo recursos em geral e empoderamento para Projetos e Pessoas LGBTQI+. Além de ajudar a comunidade necessitada também realiza a criação de conteúdo e entretenimento voltado ao público. No início de 2020 a ong sentiu a necessidade de ter um canal de comunicação mais próximo desse público e que centraliza-se todo o conteúdo produzido no site: um app mobile.
A primeira etapa do projeto do app foi entender quem é o usuário que acessa o site da ong, quais suas preferências de conteúdo e o que os levava a entrar em contato com a instituição. Também foi necessário alinhar a missão e os objetivos da ong e compreender as atuais dificuldades da mesma. Através disso definir a hierarquia das seções e o fluxo de navegação do app, para desenvolvimento do protótipo. Para tanto a pesquisa foi estruturada da seguinte forma:


Pesquisa com usuários do site

A pesquisa foi realizada através de um questionário enviado para a lista de emails do site e grupo de WhatsApp da ong. Através dela foi possível traçar um perfil do público: Em sua maioria composto por homens cis gays (57%), seguidos por mulheres cis lésbicas (33%), na faixa etária dos 19 aos 44 anos.
Os conteúdos prediletos são as notícias e o guia lgbt. Além disso os usuários também sinalizaram um grande interesse em receber notificações de vagas de emprego pelo app.


Entrevista com Diretor Geral da Ong

Na entrevista com o Diretor Geral Raphael América, foi possível alinhar a missão da ong e seus objetivos. A missão primária da ong é servir de ponte entre o público LGBTQI+ necessitado e outras ongs, das mais diversas áreas.
Além disso buscam levantar recursos para essas instituições e projetos da comunidade - outro ponto importante da entrevista, pois a ong estava com problemas de arrecadação.


Avaliação da plataforma

Como base nessas informações levantadas (missão e dificuldades da ong/preferências de conteúdo pela comunidade), foi traçado como objetivo da avaliação do site identificar:

  • A hierarquia do conteúdo condiz com os objetivos da ong e interesses do público?
  • O público consegue entrar em contato com a ong?

O site apresentava uma organização confusa e pouco intuitiva, tornando a navagação cansativa. Todo o foco visual estava direcionado a página de notícias (que era a página inicial). As outras seções eram acessadas pelo menu, numa ordem que não priorizava nem os objetivos da ong, nem a preferência de conteúdo do usuários. Por exemplo, a página de divulgação de outras ongs LGBT+ tinha pouco destaque no layout do site e quase nenhum acesso. Lembrando que essa é uma das seções de maior relevância, considerando a missão da ong. O mesmo acontecia com a página de doações.
No que diz respeito ao interesse do público, a seção guia LGBT - que apresenta locais LGBT Friendly do Brasil todo - não possuia nenhum tipo de filtro para busca, dificultando a localização por cidades. E a aba de oferta de empregos além de ser o útimo tópico do menu levava o nome "Jobs", único título com nome em inglês.

Design da Interface

Um dos desafios dessa interface foi, dentre tantos conteúdos, elencar a prioridade de aparição dos mesmos, equilibrando o interesse do público e da ong.

Foi utilizado como método de navegação primária uma Bottom navigation bar, já que pela posição facilita o acesso dos dedos, além de ser um componente padrão tanto para o sistema iOS quanto para Android.

Nela temos a página inicial em destaque no centro, notícias e guia lgbt+ à esquerda; ONGs e página de doação à direita.


Na página inicial o usuário tem acesso as vagas de empregos (sinalizado na pesquisa como um dos principais interesses da comunidade), conteúdo exclusivo criado pela ong (Podcast e TV LBGT+) e a opção de entrar em contato com a ONG, no chat dentro do próprio app ou pelo WhatsApp. Em todo aplicativo buscou-se utilizar uma linguagem neutra de fala.

Na aba Notícias são apresentados artigos criados por voluntários em temas variados da comunidade LGBTQI+: Curiosidades, entretenimento, estilo de vida, moda, etc. Por ser um grande volume de informações a organização do conteúdo acontece por categoria, com opção de filtro por categoria.

No Guia LGBT+ são apresentados bares, restaurantes, cafés, baladas, hotéis, praias LGBTQI+ Friendly de todo o Brasil, com opção de filtro por cidade.

Na aba ONGs são apresentadas as ongs LGBT parceiras, com filtro por cidade. Vale relembrar que uma das missões da ONG LGBT é justamente servir de ponte entre a comunidade de outras instituições.

Na tela Doar o usuário pode escolher entre diversas formas de efetuar a transação, sendo redirecionado para o site correspondente.

Quer ver a interface na íntegra? Visite o protótipo navegável