Um dos desafios dessa interface foi, dentre tantos conteúdos, elencar a prioridade de aparição dos mesmos, equilibrando
o interesse do público e da ong.

A ONG LGBT+ é instituição sem fins lucrativos que atua produzindo recursos em geral e empoderamento para Projetos e Pessoas LGBTQI+.
Além de ajudar a comunidade necessitada também realiza a criação de conteúdo e entretenimento voltado ao público.
No início de 2020 a ong sentiu a necessidade de ter um canal de comunicação mais próximo desse público e que centraliza-se todo o conteúdo produzido no site: um app mobile.
A primeira etapa do projeto do app foi entender quem é o usuário que acessa o site da ong, quais suas preferências de conteúdo e o que os levava a entrar em contato com a instituição.
Também foi necessário alinhar a missão e os objetivos da ong e compreender as atuais dificuldades da mesma.
Através disso definir a hierarquia das seções e o fluxo de navegação do app, para desenvolvimento do protótipo. Para tanto a pesquisa foi estruturada da seguinte forma:
A pesquisa foi realizada através de um questionário enviado para a lista de emails do site e grupo de WhatsApp da ong.
Através dela foi possível traçar um perfil do público: Em sua maioria composto por homens cis gays (57%), seguidos por mulheres cis lésbicas (33%), na faixa etária dos 19 aos 44 anos.
Os conteúdos prediletos são as notícias e o guia lgbt. Além disso os usuários também sinalizaram um grande interesse em receber notificações de vagas de emprego pelo app.
Na entrevista com o Diretor Geral Raphael América, foi possível alinhar a missão da ong e seus objetivos.
A missão primária da ong é servir de ponte entre o público LGBTQI+ necessitado e outras ongs, das mais diversas áreas.
Além disso buscam levantar recursos para essas instituições e projetos da comunidade - outro ponto importante da entrevista, pois a ong estava com problemas de arrecadação.
Como base nessas informações levantadas (missão e dificuldades da ong/preferências de conteúdo pela comunidade), foi traçado como objetivo da avaliação do site identificar:
O site apresentava uma organização confusa e pouco intuitiva, tornando a navagação cansativa.
Todo o foco visual estava direcionado a página de notícias (que era a página inicial). As outras seções eram acessadas pelo menu,
numa ordem que não priorizava nem os objetivos da ong, nem a preferência de conteúdo do usuários. Por exemplo,
a página de divulgação de outras ongs LGBT+ tinha pouco destaque no layout do site e quase nenhum acesso.
Lembrando que essa é uma das seções de maior relevância, considerando a missão da ong.
O mesmo acontecia com a página de doações.
No que diz respeito ao interesse do público, a seção guia LGBT - que apresenta locais LGBT Friendly do Brasil todo -
não possuia nenhum tipo de filtro para busca, dificultando a localização por cidades. E a aba de oferta de empregos além de ser o útimo tópico do menu levava o nome "Jobs",
único título com nome em inglês.
Design da Interface
Um dos desafios dessa interface foi, dentre tantos conteúdos, elencar a prioridade de aparição dos mesmos, equilibrando
o interesse do público e da ong.
Foi utilizado como método de navegação primária uma Bottom navigation bar, já que pela posição facilita o acesso dos dedos, além de ser um componente padrão tanto para o sistema iOS quanto para Android.
Nela temos a página inicial em destaque no centro, notícias e guia lgbt+ à esquerda; ONGs e página de doação à direita.
Na página inicial o usuário tem acesso as vagas de empregos (sinalizado na pesquisa como um dos principais interesses da comunidade), conteúdo exclusivo criado pela ong (Podcast e TV LBGT+) e a opção de entrar em contato com a ONG, no chat dentro do próprio app ou pelo WhatsApp. Em todo aplicativo buscou-se utilizar uma linguagem neutra de fala.
Na aba Notícias são apresentados artigos criados por voluntários em temas variados da comunidade LGBTQI+: Curiosidades, entretenimento, estilo de vida, moda, etc. Por ser um grande volume de informações a organização do conteúdo acontece por categoria, com opção de filtro por categoria.
No Guia LGBT+ são apresentados bares, restaurantes, cafés, baladas, hotéis, praias LGBTQI+ Friendly de todo o Brasil, com opção de filtro por cidade.
Na aba ONGs são apresentadas as ongs LGBT parceiras, com filtro por cidade. Vale relembrar que uma das missões da ONG LGBT é justamente servir de ponte entre a comunidade de outras instituições.
Na tela Doar o usuário pode escolher entre diversas formas de efetuar a transação, sendo redirecionado para o site correspondente.
Quer ver a interface na íntegra? Visite o protótipo navegável